Sertões: veículos passam por vistorias antes da largada

Principal competição Off Road do calendário nacional acontece entre os dias 19 e 26 de agosto com a participação de pilotos de vários Estados

Por Aladim Lopes Gonçalves

 
A última quinta-feira (17/08) foi intensa de ajustes e preparativos para todos envolvidos no Rally dos Sertões, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Mecânicos e engenheiros adequavam os veículos às normas técnicas e de segurança da edição de 25 anos do Rally dos Sertões. Foi dia de vistorias para motos UTVs, quadriciclos e carrps, que têm de estar em condições ideais para a largada promocional da competição, no sábado (19), às 18h30, no autódromo de Goiânia. O evento tem entrada gratuita.
 
“Na vistoria é necessário verificar motor, suspensão e itens de segurança”, listou Tomaz Correia, 28 anos, mecânico da equipe paulista, X Rally Team, enquanto fixava os adesivos de identificação do protótipo T1, do piloto Mauro Guedes e do navegador Neury Calado. Este é o último procedimento que cabe à equipe antes de levarem os veículos para serem avaliados.
 
O ritual se repetia em todos os boxes. Na Moto Brasil Tour, que tem nove pilotos, quatro deles novatos no Rally dos Sertões, os mecânicos fixavam o suporte para o novo equipamento de navegação, que será usado na competição, o Stella. Na HND, que teve problemas no trajeto entre Belo Horizonte e Goiânia e perdeu 24h na estrada, os veículos ainda precisavam de revisão.
 
O comissário esportivo da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) Fernando Leal explicou que nos carros, inicialmente é verificado se o veículo se enquadra na categoria em que foi inscrito. Eles têm de ter um peso mínimo (tanque vazio), que é averiguado após a competição. O não cumprimento da norma resulta em desclassificação.
 
 
Na sequência, são conferidos itens de segurança: bancos, cintos, capacete, macacão e botas. Entre os critérios está o prazo de validade. O motor recebe um lacre. “É a garantia que temos que o motor não será trocado ou mexido sem a supervisão da CBA”, explicou Fernando. Motos, quadriciclos e UTVs ganham ainda um lacre no chassi.
 
“Acidentes, infelizmente, acontecem. A gente quer que eles participem das provas e ninguém saia machucado”, Luiz Faria, comissário da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). “Nossa função primordial é garantir a segurança.” As vistorias ocorreram até esta sexta-feira. No sábado (19), às 10h30 ocorre a tomada de tempo na Cidade Alpha Goiás, em Senador Canedo (GO), a 6 quilômetros da base do evento.
 
 
PROGRAMAÇÃO
19 de agosto (sábado)
8h – Corrida Insana de 5 quilômetros, com infláveis gigantes
(Autódromo Internacional de Goiânia)
9h – Carreata pelo centro de Goiânia
10h30 – Prólogo (tomada de tempo)
Distância: 6 quilômetros
Local: Cidade Alpha Goiás, em Senador Canedo.
18h30 – Largada promocional no Autódromo de Goiânia
 
Fotos: Vinicius Branca/Vipcomm

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br